Dicas

Escola e as Infecções de Repetição

Cada vez mais cedo as crianças tem frequentado escolas, isto vem junto com a modernidade e com a independência financeira da mulher, necessitando deixar o filho para poder trabalhar. As creches públicas e berçários particulares aceitam bebês a partir de 3 ou 4 meses, quando ainda o Sistema Imune não está formado. A maioria das doenças nesta faixa etária é transmitida por via respiratória, ou seja, crianças aglomeradas em um mesmo ambiente.  

Mas a boa notícia é que essas doenças são predominantemente virais, autolimitadas e não precisam de medicação como antibióticos. Então manter a criança bem hidratada, medicar a febre se necessário e aguardar o período de evolução do ciclo do vírus ainda é a melhor opção.

Escuto relatos de mães que dizem que depois que seus filhos entraram na escola estão sempre doentes. Elas estão certas, mas o recado que deixo a vocês é para não super-medicarem seus filhos e sim passar por avaliação médica, para evitar o uso abusivo de antibióticos desnecessários.

Após os cinco anos de idade a criança já adquiri uma melhor imunidade e essas doenças até então tão comuns vão passar a ficar mais raras.