Dicas

Puberdade Precoce, como identificar?

Puberdade precoce é o desenvolvimento de características da puberdade, antes da idade considerada como normal, numa criança, com menos de 8 anos (numa menina) ou 9 anos (no caso dos meninos).


É verdade que as crianças vêm apresentando os sintomas de amadurecimento sexual cada vez mais cedo. Vêm sendo apontado alguns fatores como a obesidade , o estresse e agentes que causam alterações endócrinas (como bisfenol/pesticidas). A puberdade precoce acomete na proporção de 10 meninas para cada 1 menino.


Existe a Forma Clássica, chamada de puberdade central verdadeira, que corresponde a 80%dos casos de precocidade sexual, e a Forma Periférica que corresponde aos outros 20%, segundo o Ministério da Saúde. É importante saber qual a forma e direcionar o tratamento.

 

Nas meninas, é possível notar o crescimento das mamas e nos meninos o aumento dos testículos. Quando se trata da altura, a puberdade acelera a idade óssea ,o que pode acabar em uma estatura final abaixo do esperado .

 

Para avaliar melhor é necessário uma avaliação clínica médica e exames laboratoriais e de imagem. Assim, é possível descobrir se a puberdade é verdadeira ou periférica e se é ou não progressiva. Em alguns casos, basta acompanhar a criança em intervalos de três meses, em outros tem que se fazer uso hormonal.

 

Consultas de rotina ao pediatra ajudam os pais a avaliar se o desenvolvimento puberal está adequado ou não. Muitas vezes a criança ou adolescente já não querem mais que os pais o vejam sem roupas, o que dificulta esta percepção em casa.