Dicas

Vitaminas na Infância: cuidado!

Todos sabemos que as vitaminas são importantes para o bom desenvolvimento do nosso organismo, porém elas são remédios e como tal só devem ser usados com prescrição médica, até porque tudo em excesso na vida faz mal e com a vitamina não é diferente.


Apesar de todas as informações que hoje estão disponíveis, ainda existem alguns mitos populares que insistem em permanecer e fazem parte da rotina do consultório pediátrico, os pais solicitarem suplementos vitamínicos como se eles fossem resolver tudo, falta de apetite, cansaço, baixa imunidade, enfim, quase milagroso.

 

Só que não é bem assim, o uso de vitamina padronizado na infância é da Vitamina D nos primeiros dois anos de vida e do Ferro no primeiro ano de vida. O restante das vitaminas só devem ser prescritas quando ocorre uma carência no organismo.

 

Uma dieta equilibrada fornece a criança todas as vitaminas de que ela necessita sem necessidade de suplemento extra. Só em casos extremos de uma alimentação muito errada a criança vai ter baixa das vitaminas. Outro equívoco que ocorre é que os pais tem dificuldade em entender que criança come pouco, porém o pouco que come tem que ser com qualidade. Sempre digo que em se tratando de Alimentação Infantil, “qualidade é mais importante que quantidade”.