Dicas

Dia Internacional do Prematuro

É emocionante finalmente levar o seu bebê prematuro para casa, depois de tanta espera, provavelmente foram dias de Uti e Internação hospitalar. É natural que você esteja com medo, pois é um bebê tão pequeno e tão frágil. Mas calma, com certeza o pior já passou, agora é só ter alguns cuidados e tudo vai ficar bem.

Como a maioria dos anticorpos se formam no último trimestre de gestação é natural que o prematuro esteja mais suscetível a infecções e por isso devemos expor menos o bebê às visitas e saídas.

Outra coisa, para quem nasceu antes da hora, engordar pode ser desafiador, além de o sistema gastrointestinal ter menor capacidade de absorção e ser mais vulnerável à ação de agentes infecciosos, alguns prematuros não conseguem sugar e isso atrapalha o aleitamento. Daí a importância do pediatra e da fonoaudióloga para ajudá-la na amamentação.

Normalmente, uma equipe multidisciplinar  composta por fisioterapeuta, neurologista, oftalmologista, fonoaudiólogo e pneumo podem ajudar, mas é o pediatra do bebê que vai orientar sobre a necessidade de acompanhamento com esses especialistas.

Não tem como afirmar com que idade esta criança vai se equiparar com um bebê nascido a termo, pois depende do tamanho que nasceu e das complicações que apresentou após o nascimento, mas em geral até os dois anos de idade tudo estará resolvido.