Dicas

Diarreias no verão: O que fazer?

É muito comum escutarmos que a viagem à praia acabou mais cedo porque a criança está com vômitos e diarreias. Mas será que é verdade que no verão a diarreia é mais comum?

Sim, é verdade. Vamos entender o que acontece. As duas causas mais comuns de diarreia na infância é por vírus ou por intoxicação alimentar. No verão, com a elevação das temperaturas, a conservação dos alimentos é mais difícil, as vezes só de ficar abrindo a geladeira com frequência o alimento já estraga.

As crianças são mais vulneráveis, o forte calor e os hábitos fora de rotina na praia são os grandes vilões para provocar desidratações e viroses.

Os sintomas mais comuns são náuseas, vômitos, febre, dor abdominal e diarreia. Nem sempre todos os sintomas aparecem juntos.

Enfim, seja por uma causa ou por outra, o tratamento da diarreia é sempre o mesmo. Recomenda-se um medicamento para diminuir as náuseas e os vômitos, uma medicação para dor ou febre se necessário e ingerir muitos líquidos para repor as perdas. Pode ser água, sucos ou o soro de reidratação oral, porém é importante tomar os líquidos fracionadamente ao longo do dia. Ofereça uma alimentação mais saudável, mas não há necessidade de nenhuma dieta especial.

A evolução natural da diarreia é de 3 a 7 dias, e não há nada que realmente corte a diarreia. Tenha calma e paciência, cuide das rotinas alimentares e hidrate a criança.  

Dicas para evitar as diarréias:

1.Lave sempre as mãos;

2.Cozinhe bem os alimentos, acima de 74°C eliminam os micro-organismos causadores das intoxicações;

3.A temperatura da geladeira deve estar entre 4°a 10°C , evite usar as prateleiras da porta da geladeira;

4.Observe se os atendentes de restaurantes e barracas de praia lavam as mãos frequentemente, quem manipula os alimentos não deve receber o dinheiro;

5. Picolés e sorvetes não devem ter cristais de gelo na superfície;

6.Evite a automedicação.