Dicas

Obesidade Infantil e Erro Alimentar

Trazemos conosco uma identidade cultural errônea sobre a alimentação infantil. Não é incomum ver pais e avós dando alimentos com excesso de açúcar ou gordura como forma de gratificação. A família tem dificuldade em ver que a criança vai criar um relacionamento errado com a comida.

O erro alimentar é muito comum desde o primeiro ano de vida, quando os pais por falta de tempo ou informação oferecem alimentos industrializados ao seu bebê e a desculpa é sempre a mesma de que o bebê estava olhando ou iria ficar com vontade ou ainda que só um pouquinho não vai fazer mal.

Assim como ensinamos nossos filhos a se comportarem, ou ao dormir na certa, também precisamos ensinar a alimentação corretamente e mais do que isso, dar o exemplo. Não ter alimentos gordurosos e calóricos em casa, estimular o consumo de frutas, como por exemplo, chamar a criança para ajudar a fazer uma salada de frutas.

E não permitir trocas de refeições por doces ou mamadeiras, mostrando a rotina alimentar da casa, com regras e horários.